sexta-feira, 23 de abril de 2010

Compreender o papel do Celebrante de Casamento

O papel do celebrante do casamento é composto por muitas tarefas que incluem a realização da cerimônia de casamento. O celebrante deve ser legalmente autorizado a realizar cerimônias de casamento. Dependendo do tipo de cerimônia de casamento que escolheu, o papel do celebrante do casamento pode ser maior ou menor.

Em muitas religiões, o papel do celebrante do casamento o faz se envolver profundamente na vida dos noivos e seus familiares. Muitas vezes, é trabalho do celebrante, avaliar o casal e se certificar que estão totalmente preparados para entrar em casamento. Isto pode envolver uma única reunião, várias sessões de aconselhamento, ou até mesmo sessões de grupo com outros casais que pretendem se casar. Estas sessões incluirão alguns dos principais pontos que irão surgir durante o casamento, como quantos filhos o casal quer ter, onde gostaria de viver a sua vida juntos, argumentos para como lidar com eles, e as suas opiniões sobre carreiras. Muitos casais falam sobre essas situações possíveis antes de se casar, outros casais fogem destes temas que podem causar divergência de opiniões ou até discussões que farão o casamento acabar prematuramente ou mesmo nem se realizar. Uma vez que esses casais provavelmente se casarão em uma instituição religiosa, é papel do celebrante de casamento garantir que o casal esteja pronto para ser vinculado pela sua religião um à vida do outro.

Muitos casais optam por renunciar a uma cerimônia religiosa e opta por um juiz de paz, um mestre de cerimônia, um amigo que faça um discurso, o pai ou o sogro que falarão palavras de incentivo, ou até mesmo o capitão de um barco! Essas pessoas geralmente estão menos envolvidas no sonho de cerimônia dos noivos e no planejamento da cerimônia. Não representarão e nem contribuirão na cerimônia com o objetivo de representarem os pensamentos dos noivos. Seria simplista o pensamento que basta emocionar com o romantismo do amor para representar os noivos. Nem mesmo muitas orações e rezas conduzidas pelo ministro religioso dos noivos, quando a opção é pelo casamento religioso, garantirão uma cerimônia que represente os noivos. Neste caso, o papel do celebrante do casamento é para ajudar o casal, oferecendo-lhes opções de votos, conduzindo os ritos escolhidos dando assim andamento à cerimônia no dia do casamento.

O papel destes celebrantes de casamento é muito mais limitado. O que fazer então? Obter ajuda do Cerimonial facilitará na hora de decidirem pelo Celebrante. É também o papel do celebrante, seguir as regras estabelecidas, tradições locais, normas socialmente aceitáveis e a lei. Eles, os noivos, têm a palavra final sobre o que ocorre durante a cerimônia de votos e o que o casal pode escolher para dizer um ao outro. O papel do celebrante do casamento é para orientar o casal através do planejamento de sua cerimônia de casamento, bem como realizar a cerimônia no dia do casamento. Embora possa não parecer que o papel do celebrante do casamento é mais importante do que realizar o casamento, os casais devem perceber que é necessário ter bagagem para o seu bom planejamento. Devem assim ter disposição para trabalhar com o celebrante do casamento. Juntos, o celebrante do casamento, e o casal podem projetar a cerimônia de casamento que o casal sonha.

Créditos
Foto: Hades Orlandi
Local Fazenda Vila Rica em Itatiba -SP
Celebrante Fredh Hoss
Noivos Roberta e Aleandro

Um comentário:

  1. Thanks for sharing these blogs with us! Great resource. Thank you. This is indeed very helpful.

    celebração de casamento

    ResponderExcluir